Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Vanda Milani recebe lideranças indígenas acreanas.

As lideranças indígenas acreanas Avelino Kaxinawa (vereador do Jordão) e Fernando Siã (vice-prefeito do Jordão) e Auricélio Kaxinawa (vereador Santa Rosa do Purus) estiveram, esta quarta-feira(25), em Brasília, no gabinete da deputada Vanda Milani(Solidariedade). Em pauta, demandas e reivindicações em benefício do povo indígena acreano, em especial os aldeados no Alto e Baixo Jordão e Santa Rosa do Purus.

A audiência contou ainda com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani. No encontro, o vice-prefeito Fernando Siã kaxinawa solicitou à parlamentar apoio à agricultura familiar (para geração de emprego e renda), falou das dificuldades enfrentadas no transporte para venda dos produtos agrícolas, reivindicou pontos de internet para comunicação e construção de açudes para criação de peixes.

Já o vereador Avelino pediu apoio no setor de saúde (sobretudo em termos de instrumentos), enquanto que o verador Auricélio pediu atenção de Vanda Milani nas áreas essenciais à população indígena de seu município. Já o secretário Israel Milani colocou sua pasta à disposição, lembrando que sua Secretaria incorporou políticas indígenas como gestão territorial, introdução de agentes florestais e distribuição de cestas básicas às aldeias.O secretário ressaltou ainda o planejamento e realização, ainda este ano, de um Fórum Indígena (onde será debatido um cronograma de ações para os próximos 20 anos) aliado a um grande festival,” bastando para tanto a anuência da Funai para que a gente possa ter acesso às aldeias”. Trabalho parlamentar. Por seu lado, a deputada Vanda Milani disse estar ciente das dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas, destacando os recursos por ela alocados -através de emenda parlamentar- para a construção de uma casa de passagem e aquisição de ambulância. A parlamentar lembrou ainda que assegurou um total de R$ 10 milhões para a agricultura familiar no Estado,” restando apenas ser distribuídos segundo a necessidade dos municípios. Posso garantir que os benefícios chegarão”.

Vanda Milani adiantou também que a construção de açudes e instalação de pontos de internet serão objeto de futuras emendas. E acrescentou: “Minha agenda já conta, inclusive, com visita ao Jordão e Santa Rosa no próximo mês”. No final, o vice-prefeito Fernando Siã reivindicou ainda a instalação de 3 pólos para ensino médio e profissionalizante indígenas. Vanda Milani solicitou, então, que fosse feito um levantamento nas aldeias junto à comunidade diretamente interessada na implantação dos pólos de ensino para que pudesse levar a reivindicação ao FNDE. “Tenham certeza que vou abraçar esta causa”, garantiu.