“Foi uma vitória da saúde brasileira”, disse a deputada Vanda Milani, ao se referir a seu voto favorável à aprovação nesta quarta-feira(4) do projeto de lei 2564 que estabelece o piso nacional da enfermagem. No Acre, são cerca de 7 mil profissionais de enfermagem, sendo destes mais de 5 mil técnicos. “A Câmara Federal soube reconhecer de forma categórica o valor, importância e absoluta   necessidade que os enfermeiros têm na vida nacional”, afirmou a deputada.

Vanda Milani lembrou que os enfermeiros prestaram (e prestam) um serviço inigualável em relação à vida sanitária do país em todos os sentidos, sobretudo em relação  à Covid 19,” colocando em risco a própria sobrevivência em favor de toda coletividade. Não poucos perderam a vida na luta em defesa de pacientes acometidos por um vírus  ainda não suficientemente conhecido e muitas vezes letal”. São profissionais de saúde, segundo a deputada, que atuam em hospitais, asilos, casas de saúde e campanhas de vacinação, “com empenho, dedicação e abnegação que a profissão exige e espera” .

A deputada destacou que o enfermeiro, além de suas atribuições técnicas exigidas, acolhe e conforta  o paciente,” assegurando ao doente equilíbrio emocional e força psicológica para combater seu mal num momento em que se encontra enfraquecido e vulnerável”. Aprovado, o projeto de lei garante um piso profissional R$ 4.750,00 aos enfermeiros e valores proporcionais de 70% para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

Congratulação

“Está de parabéns toda classe parlamentar integrante da Câmara dos Deputados  que, neste momento, reconheceu e  demonstrou extrema sensibilidade política e responsabilidade social ao aprovar o projeto que tem o aval de toda sociedade brasileira”, garantiu Vanda Milani. “Reconhecimento ainda a toda categoria de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, que incansavelmente defendeu e fez uma articulação de resultados vendo sua reivindicação principal reconhecida”. Para Vanda Milani, “ ser enfermeiro é colocar sua própria vida à disposição da saúde preventiva e curativa de toda a comunidade e sociedade humana. Abnegação, presteza e amor ao próximo é o mínimo que podemos definir estes ‘anjos da saúde brasileira e mundial’”.

<< Matéria anteriorSuspeito de matar ex-namorada a golpes de faca é encontrado morto dentro de igarapé na zona rural de Feijó
Próxima matéria>>Assista a íntegra da entrevista concedida pela deputada Vanda Milani a Tv Rio Branco