Um novo kit de diagnóstico pode detectar a presença do coronavírus em um ser humano no prazo de até 45 minutos. De acordo com a Fiocruz, a inovação teve a patente depositada depois de um ano de trabalho desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A iniciativa também contou com a parceria da empresa SPK Solutions.

De acordo com a Fiocruz, o método é simples, rápido, barato e utiliza uma técnica conhecida como RT-LAMP. Em testes de validação, a precisão do exame foi equivalente ao RT-PCR, considerado como padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19. Para amostras da orofaringe – coletadas pelo nariz com um tipo especial de cotonete, o teste demonstrou 96% de sensibilidade e 98% de especificidade.

Também pode ser aplicada nas amostras de saliva. Nesse caso, as análises iniciais apontaram 70% de sensibilidade e 98% de especificidade, e uma nova rodada de testes revela que é possível atingir quase 100% de sensibilidade, se a coleta for feita em jejum, logo após o despertar.

O preço estimado do novo kit de diagnóstico é de R$ 30, enquanto um kit de RT-PCR custa cerca de R$ 100. O gasto de operação para realização do exame também é significativamente menor, levando em conta equipamentos e profissionais envolvidos. Agora, os pesquisadores estão buscando parceiros para a produção e o fornecimento.

Fonte: Brasil 61

<< Matéria anteriorAcre confirma quase 70 casos da variante Gama e tem 90 suspeitas; veja gravidade
Próxima matéria>>Covid19 no Acre, nesta sexta-feira, 9, registra 3 mortes e 104 contaminações