Começa nesta terça-feira (1º) a Semana do Meio Ambiente no Distrito Federal. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Brasília Ambiental trará uma programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que está marcado para o próximo sábado (5). A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que o tema deste ano seja a restauração dos ecossistemas.

A programação vai contar com oficinas sobre Água, Gênero e Pertencimento à Bacia Hidrográfica, um webinário sobre o Mapa de Cobertura e Uso do Solo do DF e a inauguração de trilhas no Parque das Copaíbas, no Lago Sul, por exemplo. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, “a restauração é fundamental e urgente, como forma de minimizar as mudanças climáticas e a insegurança hídrica.

 Segundo Sarney, o Distrito Federal tem aquíferos que abastecem algumas das principais bacias hidrográficas e, além disso, está situado no Cerrado, “savana com maior biodiversidade do planeta.”

No dia 5 de junho, a ONU Vai lançar a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, cujo objetivo é aumentar a restauração de ecossistemas degradados e destruídos, evitar a perda de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.

<< Matéria anteriorGladson leva ação humanitária em comunidade do chandless “Área nunca visitada por governador”
Próxima matéria>>Agenda ambiental em Brasileia marcam abertura do Mês do Meio Ambiente