Gladson e Vanda Milani prestigiam comemoração de 111 anos de emancipação política de Brasileia

As comemorações dos 111 anos da cidade de Brasileia começaram cedo, com alvorada festiva, salva de 3 tiros e hasteamento dos pavilhões Nacional estadual e Municipal. A prefeita Fernanda Assem e o vice-prefeito Carlinho, na presença do governador Gladson Cameli, Deputada Federal Vanda Milani, Secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, vereadores, secretários municipais e demais seguimentos da sociedade, deram início à solenidade em frente à Prefeitura, onde realizaram momento cívico.

O município de Brasileia, emancipou-se politicamente em 3 de julho de 1910, usando o nome da capital do Brasil. Posteriormente, em 1943, o nome da cidade foi mudado, para não ser confundido com a futura capital Federal (Brasília) a cidade Brasileia está distante 237 quilômetros ao sul de Rio Branco, população estimada em 25 mil habitantes e fica localizada na fronteira com a Bolívia, tem limites com os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira e Xapuri.O governador fez desfile em carro aberto com a presença de deputados do estado, para comemoração do Aniversário de Brasiléia. Em meio a solenidade, Cameli frisou que o aniversário da cidade lembra o nascimento em meio ao momento turbulento ocasionado pela pandemia do coronavírus.

O governador aproveitou a oportunidade para fazer elogios aos parlamentares federais e estaduais por alavancar recursos para a área de fronteira do Acre. “Em todas essas ações mostra meu respeito e amor a essa terra. Parabéns Fernanda pelo trabalho desenvolvido na cidade”, declarou.Vanda Milani falou da satisfação de estar presente nas festividades alusivas ao aniversário da cidade. “Tenho um carinho muito grande pelo povo brasileense e tenho um compromisso maior de trazer benefícios para esse município. Já destinamos R$ 12 milhões em recursos para brasileia e a nossa meta é continuar trabalhando em prol desta cidade, da nossa região e do nosso estado”, Parabéns Brasileia!Fazendo parte das comemorações dos 111 anos de fundação da cidade de Brasiléia, a prefeitura realizou a reinauguração da Praça Hugo Poli, que recebeu um parque temático “Pequeno Príncipe, com brinquedos, construídos com material reciclável e com um olhar ambiental, pois todos os brinquedos para funcionar, precisam da ajuda dos pais, havendo maior interação entre pais e filhos.

Para comemorar esse momento a banda de música da Polícia Militar, a Furiosa, realizou um grande show para a população local, cantando com seus 25 músicos, diversas músicas da popular à clássica, onde foram aplaudidos pelas pessoas presentes.

A prefeita Fernanda Hassem chegou na praça acompanhada de crianças no Trenzinho da Alegria, conversando com pais e visitantes que aguardavam na praça central.“Sou grata à população de Brasiléia que me viu nascer e crescer aqui, na época de nossa infância não tinha muito brinquedo e hoje podemos proporcionar para essas crianças um local adequado que traga alegria, com esses materiais que são reutilizados, que o artista plástico Vando Cunha foi criando. Agradeço ao Secretário de Cultura Ieve Terra Nova que eu tanto cobrei e que faz acontecer, à toda nossa equipe. Hoje as pessoas chegam em Brasiléia e tem outra cara, mais cuidada, limpa e a população tem orgulho da cidade que mora. Só temos que comemorar os 111 anos da nossa cidade com alegria e com paz, nossa população está se vacinando e logo voltaremos com a rotina normal, com a graça de Deus. Agradecemos à Banda de Música da PM, em nome do primeiro tenente Sandoval, por esse lindo show”, finalizou Fernanda Hassem