Gladson leva ação humanitária em comunidade do chandless “Área nunca visitada por governador”

“A pedido do governador Gladson Cameli, foi realizado nos dias 28 e 29, a primeira e grande Ação Itinerante no Parque Estadual do Chandless, área nunca visita por governador. Com toda estrutura  governamental, em parceira com o Gabinete da Primeira-Dama, levamos ações que vão trazer melhoria àquela população.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente Israel Milani, foram realizados atendimento médico em diversas especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia, infectologia e atendimento odontológico e psicológico. Inclusive exames laboratoriais, incluindo testagem para Covid-19, teste rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), Hepatite B e C, exames de ultrassonografia e Preventivo do Câncer do Colo Uterino (PCCU), além da entrega de medicamentos.

A ação incluiu, ainda, serviços em cidadania, com a busca e emissão de segunda via de registro civil de nascimento, óbito e casamento, palestras de prevenção à violência contra a mulher e ações ambientais voltadas para educação ambiental e práticas sustentáveis. Outra importante iniciativa em benefício da comunidade, foi a instalação de placas de energia solar, que era um sonho antigo dos moradores.

“São ações simples que mudam a realidade de quem vive nessas comunidades. Só tenho a agradecer a oportunidade e confiança do governador e destacar que estamos trabalhando para que as pessoas possam viver com qualidade na floresta e não apenas sobreviver nela”“O grande objetivo é valorizar essas famílias, verdadeiros heróis que tanto necessitam da mão do estado, mas que em vez disso, sofreram por tanto tempo da omissão dele. Todo esse esforço de chegar até aqui é por eles, para reafirmar que nosso governo tem compromisso com todas as pessoas, indistintamente, seja na cidade, seja nas áreas mais longínquas desse estado”, afirmou o governador para um grupo de pequenos agricultores ribeirinhos modestos, amigáveis e felizes com a presença de Gladson Cameli, primeiro governador na região em mais de uma década, com a sua equipe.O Parque Estadual Chandless é a segunda maior unidade de conservação do Acre, totalizando 695.303 hectares, o que representa cerca de 4% da área do estado. Os municípios que compõem sua área de entorno são Sena Madureira (9%), Santa Rosa do Purus (24%) e Manoel Urbano (67%). O PE Chandless é a única unidade de conservação de proteção integral estadual do Acre e localiza-se no sudoeste da Amazônia, numa das regiões menos estudadas até o momento. O Alto Purus é o centro de distribuição dos chamados tabocais1 , os quais recobrem aproximadamente 180 mil quilômetros quadrados.