MPAC celebra TAC para reforçar o atendimento de farmácias e drogarias em Feijó
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a Vigilância Sanitária de Feijó e os estabelecimentos farmacêuticos do município firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando garantir o atendimento ininterrupto de farmácias e drogarias do município.
A iniciativa foi tomada, principalmente, levando em conta o constante desabastecimento de insumos e medicamentos na unidade hospitalar de Feijó.
No termo, farmácias e drogarias se comprometem a manter plantão diuturno e ininterrupto de atendimento à comunidade, em sistema de rodízio, incluindo domingos e feriados, conforme escala produzida e fornecida pelo departamento de Vigilância Sanitária local.
A Vigilância Sanitária encaminhará a escala mensal de plantões das farmácias e drogarias ao Hospital Municipal, postos de saúde e às rádios locais, para conhecimento e ampla divulgação.
Segundo o promotor de Justiça substituto de Feijó, Ocimar da Silva Sales Júnior, o MP estadual está empenhado em solucionar o desabastecimento que assola o Hospital Geral de Feijó. “Existem procedimentos de averiguação em trâmite para apurar a falta de insumos básicos, tais como luvas, seringas, gaze, esparadrapo, soro, dentre outros materiais e medicamentos” contou.
Ainda segundo Ocimar, com a celebração do termo de compromisso, que prevê a escala mensal de plantões das farmácias e drogarias, é garantido uma alternativa aos moradores de Feijó em respeito à sua dignidade de vida