Prefeitura de Feijó realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social
Prefeitura Municipal de Feijó realizou, através do Conselho Municipal de Assistência Social, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema central foi “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento aconteceu na última quarta-feira, 12, no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente – Polo UAB.
A abertura da Conferência foi feita pelas as representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, Olívia e Cristina, que destacaram em suas falas, a importância do momento para a promoção das políticas sociais. Ainda durante a solenidade de abertura aconteceu a apresentação cultural “Com danças típicas da região” realizada pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, órgão extensivo da Secretaria de Ação Social.
Na fala da Secretária Municipal de Ação Social, Roseane Felício, ela destacou os avanços da Assistência Social no município de Feijó, enaltecendo a parceria de todas as secretarias da prefeitura que tem ação direta na política social na cidade. Roseane explicou que a XI Conferência vai avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de assistência Social – SUAS. “Essas conferências servem de referência para melhorarmos ainda mais as ações sociais. Os apontamentos da comunidade são necessários para diagnosticarmos a real situação e avançarmos cada vez mais para atendermos os usuários do SUAS e buscarmos àqueles que também devem ser atendidos e ainda não estão”, avaliou a Secretária.Estiveram participando, além da Secretária de Ação Social, Roseane Felício, Secretária de Educação, Professora Vinete Leitão, Diretora da secretaria de Meio Ambiente, Matildes de Araújo, representante do Sindicato Rural, representante da Igreja Católica, entidades, bem como os usuários dos serviços de assistência social.
A conferência foi encerrada às 16h com a aprovação das propostas apresentadas e a eleição dos delegados que irão representar o município durante a fase estadual que acontecerá em Rio Branco no mês de outubro.
Confira os 4 eixos principais que serão debatidos:
EIXO 1:A proteção Social não-contribuitiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos sócio assistenciais;
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS;
EIXO 3: Acesso às seguranças sócio assistenciais e a articulação entre serviço benefício e transparência de renda como garantias de direitos sócio assistenciais;
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos para garantia dos direitos sócio assistenciais.