Soluções inovadora de toda cadeia produtiva do Acre, é implantada na gestão, Gladson Cameli

A tecnologia do Cigma é um grande diferencial da gestão Gladson Cameli. Estratégias estão sendo montadas para alinhamento do programa de recuperação de ramais e outros temas fundamentais para melhorar a qualidade de vida da nossa população, especialmente da Zona Rural.

De acordo com secretário de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani o programa de tecnologia Cigma implantado no acre, foi debatido com os secretários de Produção e Agronegócio, Nenê Junqueira; Infraestrutura, Ítalo Medeiros; Turismo, Eliane Sinhasique; Comunicação, Silvânia Pinheiro; e Saúde, Alysson Bestene.

Os diretores-presidentes do Instituto de Meio Ambiente, André Hassem; e do Departamento de Estradas de Rodagem, Petrônio Antunes, além do diretor de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Educação, Daniel Braga, também participaram do encontro.VIABILIDADE DO NEGÓCIO – A avaliação do Sigma baseia-se nos dados que os agricultores devem inserir na plataforma. “Ele vai informar, por exemplo, quanto gastou com combustível, manutenção, mão de obra para operar a máquina e até depreciação. Quanto mais informações sobre a operação da máquina, melhor”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Israel Milani.

A partir dos números, o Sigma informa a Viabilidade de Negócio, variável criada pelo sistema. Se o indicador for positivo, significa que as áreas cadastradas e a produção do local são suficientes para cobrir os custos de produção e ainda o investimento. Se for negativo, o produtor está tendo prejuízo.

De acordo com ele, o produtor geralmente tem uma visão parcial da propriedade, sem dimensionar o uso das máquinas em face ao investimento aplicado e aos custos da atividade. “Se no final do mês sobrou dinheiro, tá bom. Muitas vezes é assim que o agricultor pensa”, diz.