Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Vanda Milani propõe parceria com órgãos ambientais no apoio aos atingidos pela cheia do Juruá.

A deputada federal, Vanda Milani(SD)reivindicou, em Brasília, a parceria dos órgãos ambientais acreanos no combate às cheias e apoio aos atingidos pela alagação do rio Juruá. A sugestão foi feita na última terça-feira(19), na audiência da bancada federal acreana com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, juntamente com o governador do Acre, Gladson Cameli e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

Durante o encontro, os representantes acreanos no Congresso Nacional solicitaram recursos para região do Juruá, além do reconhecimento do Estado de Emergência nos municípios de Cruzeiro do Sul e Taumaturgo.

Vanda Milani disse que é preciso viabilizar, junto aos órgãos ambientais, a construção de casas em local seguro para que as famílias atingidas pelas cheias sejam removidas. Ela insistiu que o Meio Ambiente deve ser observado para que não haja retorno das famílias beneficiadas para as áreas alagadiças, evitando, assim, um círculo vicioso. “É preciso encontrar uma solução definitiva, junto com o Meio Ambiente, para que este problema não perdure indefinidamente”.

O ministro acatou a ideia e disse, pessoalmente à deputada, que vai incluir a proposição no projeto. A bancada acreana foi unânime em reconhecer a necessidade urgente de remoção das populações residentes em áreas de risco. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul pretende acrescentar mais 2 mil unidades habitacionais para realocação das famílias atingidas para áreas seguras.