“É uma categoria que sempre contará com meu irrestrito apoio, a enfermagem  é  um serviço absolutamente essencial à saúde brasileira”, disse a deputada Vanda Milani, após votar favorável em 2° turno,nesta quarta-feira(13) à Proposta de Emenda Constitucional(PEC) que viabiliza o piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de  enfermagem, além das parteiras. “Nossos 7 mil profissionais de enfermagem do Acre podem ter a absoluta certeza que tem nesta deputada uma aliada  incondicional”, afirmou a parlamentar.
A matéria estabelece que União, Estados e municípios (além do Distrito Federal) devem adequar a remuneração dos cargos ou dos respectivos planos de carreira para atender aos valores estabelecidos para cada categoria profissional. ”A essencialidade do trabalho no atendimento durante a pandemia patenteou de forma incisiva  ainda mais o valor destes profissionais e a PEC corrige uma distorção histórica que compromete a valorização da área da enfermagem ,  verdadeira engrenagem dos serviços de saúde”, afirmou a parlamentar.

Segurança

A PEC confere segurança jurídica para garantir o  pagamento do  piso da enfermagem, ”por isto nossa preocupação de incluir a lei  na  Constituição Federal a fim de evitar que ações judiciais possam vir suspender o piso”, acrescentou a deputada. Vanda Milani destacou ainda que 85,1% da categoria é constituída por mulheres, “o que só engrandece à classe, conhecida nacionalmente por sua abnegação e correção na prática da enfermagem, um ramo das ciências da saúde dedicada a assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas”.

Heroísmo

A deputada lembrou ainda que a força de trabalho de enfermagem é essencial na prestação de cuidados integrados e centrados nas pessoas. ”Isto significa que a enfermagem  cuida do paciente como um todo já que  deve compreender a condição e o meio do doente: onde trabalha, vive e tem suas relações com a sociedade em todos os sentidos. São nossos heróis do dia a dia, que colocam sua  própria vida á disposição da saúde de toda a comunidade”, finalizou. A PEC segue agora para promulgação.

<< Matéria anteriorFlamengo domina o Atlético-MG no Maracanã e vai às quartas da Copa do Brasil
Próxima matéria>>Acre registra quase 1 mil casos de Covid-19 nesta sexta-feira. Mas uma morte foi notificada