Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Feliz aniversário! Governador Gladson completa 41 anos com trajetória inovadora na política

O governador do Acre, Gladson cameli, aniversaria hoje, recebendo mensagens de congratulações e de saudação por parte de líderes políticos e líderes de classe. Nascido em Cruzeiro do Sul, município situado o vale do Juruá, em 26 de março de 1978, filho de Eládio Messias Cameli e Maria Lindomar de Lima Cameli. Casado com a advogada Ana Paula Correia da Silva Cameli, ele é pai do garoto Guilherme Correia Cameli, de 5 anos.

Formou-se em Engenharia Civil em 2001, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, da Universidade Luterana do Amazonas. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/AC), exerceu atividades profissionais como sócio da empresa da família.

Gladson Cameli foi membro do Conselho Municipal da Juventude e, inspirado pelo tio, entrou na vida pública aos 28 anos, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal. Em outubro de 2009, foi condecorado com o Título de Cidadão Rio-branquense pela Câmara Municipal de Rio Branco. Em 2010, foi eleito pela segunda vez deputado federal.

Em seu segundo mandato, se destacou à frente da Comissão da Amazônia. Por meio da indicação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), o então deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) foi designado o relator do Projeto de Lei 5957-2013, que propõe a regulamentação da legislação referente a criação e instalação das Zonas de Processamento e Exportação (ZPE´s) em todo o país. A proposta é considerada uma das mais importantes em discussão na área econômica do Congresso Nacional.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

2006

Lança-se candidato a deputado federal pelo Partido Progressista (PP), sendo eleito com 18.886 votos. É diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em dezembro do mesmo ano.

  • 2007

    É empossado deputado federal no dia 1 de fevereiro. No dia 9 do mesmo mês casa-se com a advogada Ana Paula Correia Cameli.

  • 2007

    Sessão Solene em homenagem aos 45 anos do Estado do Acre. O Requerimento foi de autoria do então deputado federal Gladson Cameli.

  • 2008 – 2009

    Cameli participa no Acre da CPI da Energia Elétrica, que teve por objetivo investigar os preços abusivos nas tarifas de energia elétrica na região, e no mesmo ano apresenta o relatório final ao Ministério Público Estadual (MPE).

  • 2009

    Audiência Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Acre, para investigar abusos nas contas de energia.

  • 2009

    Em dezembro de 2009, Gladson recebe das mãos do vereador Alysson Bestene (PP) o Título de Cidadão Rio-branquense.

  • 2010

    É reeleito deputado federal pelo Partido Progressista com 32.634 votos, e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em dezembro do mesmo ano.

  • 2011

    Assume a Comissão da Amazônia de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (Caindr) da Câmara dos Deputados Federais. No mesmo ano leva vários representantes do Brasil para verificar as condições dos estudantes de Medicina na Bolívia.

  • 2012

    Gladson Cameli é apontado pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) como campeão de liberação de emendas parlamentares.

  • 2013

    Em janeiro, Gladson Cameli é recebido pelo Exército Brasileiro em visita a Serra do Divisor, uma das maiores reservas naturais da Amazônia.

  • 2013

    Cameli assume vice-presidência da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados Federais. No mesmo assume uma vaga de titular na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados Federais.

  • 2013

    Em julho, o deputado realiza no Acre o seminário da Fundação Milton Campos, Drogas Por quê? Desafios para Educação, capacitando centenas de monitores para prevenção contra as drogas nas escolas.

  • 2013

    Assume a relatoria do Projeto de Lei 5957/2013 na Câmara Federal sobre a regulamentação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s).

  • 2013

    Nasce o primeiro filho de Gladson e Ana Paula Cameli, Guilherme Correia Cameli.

  • 2013

    Gladson recebe homenagem da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, pelos serviços prestados ao município.

  • 2013

    O deputado federal recebe a medalha Almirante Tamandaré pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

  • 2013

    Em novembro, Cameli recebe a Medalha Deferência da Polícia Federal, em Brasília.

  • 2014

    Gladson participa da Sessão Solene em homenagem aos Soldados da Borracha, no Senado Federal.

  • 2014

    É escolhido por 11 partidos de oposição (PP-PSDB-PMDB-PTdoB-SLD-PTC-PSC-PR-PPS) para disputar uma vaga de senador da República pelo Acre.
  • 2014

    É eleito o senador da República mais jovem do Brasil, com 218.756 votos, representando 58,36% dos votos válidos do Acre. É diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral no dia 19 de dezembro do mesmo ano.

  • 2015

    É empossado senador da República no dia 2 de fevereiro. Assume o cargo de Terceiro Secretário da Mesa Diretora em fevereiro do mesmo ano.

  • 2015

    Cameli relata, em reunião com a bancada federal, ao ministro das Cidades, Gilberto Occhi, a situação de calamidade pública vivenciada pela população acreana.

Nas Eleições estaduais no Acre em 2018 concorreu ao cargo de governador, tendo como vice Major Rocha. A chapa venceu o pleito já no primeiro turno com 223 993 votos.

Parabéns por mais um ano de vida, um novo ciclo para realizar mais e mais todos os seus sonhos e projetos, com muita saúde e determinação!