Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Mais de mil Crianças com transtorno do espectro autista foram atendidas com apoio da prefeitura de Feijó

Uma equipe multidisciplinar se deslocou ao município de Feijó, no interior do Acre, na última semana de fevereiro deste ano e realizou 1.108 atendimentos entre consultas, regulação e exames para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento foi feito através da Prefeitura de Feijó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O município de Feijó tem 34.884 de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020 e dentre esse número, mais de mil pessoas foram atendidas e diagnosticadas com TEA pela equipe multidisciplinar, composta por psicopedagogo, neuropsicológo, psiquiatra infantil, otorrinolaringologia, assistente social e outros profissionais da Clínica do Diagnóstico da Família (CDF).O prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante (PP), disse que, com o atendimento, sua administração atende a uma antiga reivindicação da comunidade local e fez questão de prestigiar o evento, acompanhando os trabalhos dos especialistas e conversando com os pais de crianças que precisavam das consultas e exames.

“A presença de todos aqui demonstram o amor, cuidado e carinho com os pacientes com TEA. É um atendimento que precisamos fazer com a pessoa diagnosticada e com os familiares. TEA não é uma doença, é apenas uma diferença”, disse o prefeito.

“Aproveito para agradecer nossas equipes da saúde municipal, secretário Eronildo Oliveira, que aceitou o desafio de nessa edição, serem os titulares da iniciativa e também a gestora da escola Imaculada Conceição Ângela por cedes este espaço para os atendimentos” acrescentou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Eronildo Oliveira, o bem-estar da população tem sido o principal alvo da administração municipal. “Levamos a saúde até os munícipes, e principalmente em se tratando dessas crianças que têm dificuldade para ir a outra localidade”, disse secretário municipal de Saúde.

Durante os atendimentos, foram realizados consultas em psiquiatria infantil, otorrinolaringologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, assistência terapêutica, fonoaudiologia, neuropsicologia e nutrição infantil, além de exames de eletroencefalograma e exames de otorrinolaringologia e fonoaudiologia, como videonasossinusal, vidolaringoscopia, audiometria tonal, audiometria vocal, impedanciometria, emissões otoacústica (teste da orelhinha), bera, teste da linguinha e audiometria da bandinha lúdica.

Transtorno do Espectro Autista

O autismo é uma condição neurológica que compromete a interação social, a fala e o comportamento do indivíduo em diversos níveis. Logo, podemos dizer que pessoas autistas têm dificuldades nessas áreas.

Por conta disso, existem diferenças dentro do próprio espectro. Enquanto alguns indivíduos com autismo realizam a maioria das tarefas do cotidiano sem apoio, outros necessitam de auxílio na maioria das atividades.