MPAC prestigia inauguração do Instituto de Terapias para Autistas
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na manhã desta quinta-feira, 01, da inauguração do Instituto de Terapias da Unimed, destinado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na cerimônia, o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior representou o procurador-geral, Danilo Lovisaro do Nascimento.
O promotor, que responde pela 1ª Promotoria Especializada em Defesa da Saúde, ressaltou a importância do novo espaço para o atendimento de autistas, considerando a crescente demanda por esse tipo de assistência. Ele também destacou a necessidade de união entre diferentes áreas e o poder público para lidar com as complexidades desse problema.
“Esse ato é extremamente importante para o Ministério Público, pois o problema que enfrentamos e sua complexidade não sugerem soluções simples. Dentro do Ministério Público, percebemos isso e criamos um grupo de trabalho, composto por várias promotorias, voltado à defesa das pessoas com transtorno do espectro autista. Observamos que é necessário nos unirmos em prol dessa causa”, enfatizou.
Também esteve presente na inauguração, o promotor de Justiça Ricardo Coelho, integrante do Grupo de Trabalho na Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA).
O serviço especializado para pacientes com TEA surgiu da necessidade de ampliar a capacidade de atendimento a esse público que, mesmo na rede privada de saúde, aguarda meses por assistência.