Órgãos Ambientais de Feijó alertam para o perigo das queimadas urbanas

Tendo em vista que o período de estiagem já chegou e, junto com este a prática ofensiva de queimadas no meio urbano, a Prefeitura Municipal de Feijó, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o IMAC promoverá a partir desta segunda-feira, 24, uma Campanha de Prevenção e Combate as Queimadas Urbanas.
O objetivo é informar, orientar e sensibilizar a população Feijoense sobre os prejuízos dessa prática para a saúde, e as infrações (multas e contravenções penais) as quais as pessoas que ateiam fogo estão sujeitas.
De acordo com o Secretária de Meio Ambiente, Matilde de Araújo Silva a intenção é informar a população que partindo do pressuposto, que a prática é normal, e se livram do “lixo” de forma rápida, pode trazer transtornos indesejados. “Pesquisas revelam que 80% das pessoas desconhecem o mal que a fumaça produzida das queimas, pode gerar.
O ato é ruim para a saúde e para o meio ambiente. Reduz a qualidade de vida da população! Assim, seja qual for o motivo, esta prática deve ser evitada, considerando que as principais vítimas, são as crianças e os idosos, mas de forma geral atinge todos. Além disso, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/98, queimar no meio urbano (na cidade) é crime o ano inteiro, dá multa e condenação.
Para a Diretora de Fiscalização Ambiental, Matilde de Araújo Silva, orientar a população para reutilização de resíduos orgânicos e a destinação correta dos resíduos sólidos ao Lixão, por meio da coleta pública, evitará que restos de plantas e resíduos, sejam queimados em seus quintais, explicou.
- Queimada é crime!
- Quem brinca com fogo pode se queimar!