Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Socorro Neri indica a ativista dos direitos humanos da pessoa idosa Maria Leitão Bessa ao Prêmio Zilda Arns

A deputada Socorro Neri(PP) indicou a ativista dos direitos humanos da pessoa idosa Maria Leitão Bessa- a Mariazinha, como é conhecida- ao Prêmio Zilda Arns, concedido pela Câmara dos Deputados. A indicação é um reconhecimento à notável trajetória e contribuição da pedagoga e gerontóloga na promoção dos direitos da pessoa idosa e dedicação exemplar no serviço público.

O Prêmio Zilda Arns é concedido anualmente a pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. A honraria homenageia a memória da Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança.

Histórico

Mariazinha é especialista na área de Orientação Educacional em Gerontologia Social e foi responsável pela criação dos Conselhos Estaduais de Direitos Humanos nos Estados do Acre e Tocantins. Instalou ainda a Associação Brasileira de Alzheimer no Estado do Acre (ABRAz/AC) para acompanhar os doentes com Alzheimer e orientar as famílias sobre a demência e presidiu a ABRAz/AC nos períodos de 2004 a 2012 e de 2018 a 2021. Posteriormente, a indicada presidiu também a ABRAz Nacional, na gestão 2014 a 2017, sendo responsável pelos cursos de capacitação da instituição, levando conhecimento padronizado e atualizado sobre o envelhecimento e demências a todos os estados brasileiros. Na literatura especializada, é autora do livro: “Alzheimer – Personalidade Roubada”.

Reconhecimento

De acordo com a parlamentar acreana, Mariazinha possui uma carreira admirável. “Reconheço sua atuação exemplar na elaboração, desenvolvimento e implantação das políticas públicas para a pessoa idosa no estado do Acre”. Para Socorro Neri, a contribuição de Mariazinha na defesa dos direitos das pessoas idosas criou um precedente único, “ incluindo na pauta da sociedade acreana as demandas da população de idosos e a necessidade de integração deste segmento nas redes de atenção, visando o bem-estar e a dignidade da pessoa humana.”

Para a parlamentar acreana, a indicação da gerontóloga Mariazinha ao Prêmio Zilda Arns é uma justa homenagem ao seu compromisso em promover os direitos humanos. “Sua dedicação e competência são exemplos a serem seguidos por todos que buscam assegurar os direitos dos idosos à cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida”, ressaltou a deputada.