“O voto é o maior instrumento do exercício da cidadania. O cidadão deve ter a consciência que é o momento de escolhermos aqueles que haverão de governar o nosso país e também o governo estadual, por isto, considero uma grande oportunidade de contribuirmos para melhoria da coletividade com a escolha de pessoas capacitadas para o exercício da função pública”

Segunda a Deputada Federal e Pré-candidata ao Senado da república, Vanda Milani, o momento se aproxima de escolhermos de acordo com a nossa consciência e pedir a Deus que os escolhidos defendam o interesse da coletividade e não aos seus próprios interesses. Daí a importância de irmos até as urnas e depositarmos o nosso voto. Se cada um fizer a sua parte certamente haveremos de contribuir para o alcance de uma sociedade mais justa e participativa no exercício da democracia.”

Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório no pleito. Expressa Vanda Milani

Mas como alcançar essa consciência?

Conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos, perceber o que é legítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes.

É importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está ligada ao que o candidato escolhido realizará se for eleito.

O eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato. Aqueles que possam tentar comprar votos ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político certamente continuarão a promover a corrupção se forem eleitos.

Precisamos entender, contudo, que nem todo político é igual ou corrupto. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social e política, por isso devemos buscar conhecer as propostas do candidato e do seu partido, assim como o seu passado.

 

<< Matéria anteriorPM prende criminosos que se apropriaram de casa para praticar crimes em Feijó
Próxima matéria>>Projeto da deputada Vanda Milani prevê brinquedos adaptados para portadores de necessidades especiais