Presidente há quase 40 anos, Antônio Aquino Lopes é reeleito e segue no comando da FFAC
Atual mandatário vence eleição da entidade sobre candidato de oposição por 19 a 10, nesta terça-feira, na sede da FFAC, em Rio Branco. Novo mandato vai até abril de 2027
Antônio Aquino Lopes segue na presidência da Federação de Futebol do Acre (FFAC). Liderando a chapa “Trabalho e Realizações”, o dirigente levou a melhor na eleição da entidade sobre a chapa “Renovação”, encabeçada pelo candidato de oposição, o deputado federal Roberto Duarte.
O pleito eleitoral, que teve votação secreta, terminou com 19 votos para chapa vencedora, 10 votos para a chapa perdedora e 3 votos em branco. Os 11 clubes do futebol profissional tiveram voto peso três. Dois clubes do futebol amador tiveram voto peso um, conforme o regulamento da eleição.
Todos os clubes com direito a voto compareceram (Veja a relação no fim do texto). O candidato Roberto Duarte não compareceu ao pleito e foi representado pelo candidato à vice-presidência Flávio Pereira. O empresário Adem Araújo, atual vice-presidente da entidade, segue no cargo com a reeleição da diretoria.A Adesg, que tinha uma dívida junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em virtude de dívidas de taxas anuais de recadastramento, pagou o débito e pôde participar da eleição.
A nova diretoria vai comandar a FFAC pelo quadriênio entre 20 de abril de 2023 e 20 de abril de 2027.
Antônio Aquino Lopes nasceu em Rio Branco, tem 75 anos, é advogado e soma quase 40 anos como mandatário do futebol do acreano. Ele é um dos vice-presidentes da CBF e assumiu a presidência da FFAC em abril de 1984. Foi em uma das gestões do dirigente, em 1989, que o futebol acreano foi profissionalizado no estado.
Clubes que votaram na eleição da FFAC
Assermurb, Adesg, Atlético-AC, Andirá, Galvez, Humaitá, Independência, Náuas, Plácido de Castro, Rio Branco-AC, São Francisco, Sena Madureira e Vasco-AC.