Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Educação do Estado constrói 11 escolas indígenas em Feijó

O Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) está realizando a construção de 16 escolas indígenas, cinco em Sena Madureira e 11 em Feijó.

Em Feijó, estão sendo construídas as escolas Benjamin Kampa, Bom Futuro, Daniel Ashaninka, Coronel Kamadsu Kulina, Terra Nova, Doutor Kulina, Huni Kui Buse, Francisco Barbosa Huni, Pekunuri Shanenawa e Coração da Floresta.

As escolas têm um modelo-padrão, com uma sala de aula para atender aos alunos. Em Sena Madureira, já foram concluídas as obras da Xinaweda, localizada na Aldeia Santa Fé, do povo Jeminawa, e a Shimewidi, na Aldeia Sete Estrelas, ambas ao longo do Rio Purus.

As escolas que estão em construção em Sena Madureira são a Nawawae e a São Paulino, localizadas na Aldeia Extrema, e a Yonpixwalu Himatkalu, na aldeia do povo Manchineri. Cada escola tem um custo de R$ 321 mil e os recursos são provenientes do Estado.

As aldeias contempladas com as obras do governo do Estado são Boca do Riozinho, Vinte e Um, Remanso do Limão, Tigela, Terra Nova, São Francisco, Vitória, Maronawa e Aldeia 40, pertencentes às etnias Ashaninka, Madja, Kaxinawa e Shanenawa. A maior parte das escolas ficarão localizadas ao longo do Rio Envira.