Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Vereador aguarda manifestação do ministério Público e da Policia Federal para protocolar pedido de impeachment contra o prefeito de Feijó

O vereador Ronaldo Reis do (PSD) deverá nos próximos dias, protocolar pedido de impeachment, contra o prefeito de Feijó, Kiefer Roberto Cavalcante. De acordo com o parlamentar pedessista, o processo para ser protocolado no setor competente da câmara municipal de Feijó, está dependendo das manifestações do Ministério Público e da Polícia Federal. A ação faz parte da “Operação Whistleblower”, que investiga associação criminosa que atuou durante o período de campanha eleitoral de 2020 com a prática de crime de corrupção eleitoral, desvio de recursos públicos e ameaça.Conforme a PF, as investigações apontam que alguns servidores públicos municipais teriam desviado materiais pertencentes à prefeitura de Feijó para usá-los na compra de votos de eleitores.

Aos Sites de Notícias, o prefeito da cidade de Feijó, Kiefer Cavalcante (PP) disse que a informação que recebeu é que um cabo eleitoral teria denunciado que a prefeitura usou sacolões e kits bebê, que são doados a famílias carentes do município, como uma forma de comprar votos durante as eleições. Ele disse que a situação se trata de briga política e nega as acusações.

“Meu nome não aparece em nada. Se trata de uma denúncia, um cabo eleitoral que se envolveu com o candidato de oposição e montaram esse processo eleitoral dizendo que tinham dado sacolão em troca de voto, tinham dado kit bebê, que inclusive a Secretaria de Ação Social estava no meio, que a prefeitura tinha dado combustível.

Segundo disse o prefeito, a Polícia Federal está averiguando essa situação aqui no município. Estão dizendo que foram na minha casa, mas não foram, estou tranquilo. Nunca soube disso [sobre a denúncia] e essa eleição foi ganha com mais de três mil votos de diferença. É briga política, com certeza”, disse o prefeito.

Operação Whistleblower foi deflagrada no início de 2021, em uma segunda-feira segunda-feira (18) em Feijó — Foto: Arquivo/PF-AC

Um dos mandados cumpridos foi na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (SEMCIS). A PF informou que não deve dar mais detalhes sobre as investigações por enquanto.

O termo em inglês “Whistleblower” significa denunciante, que é pessoa que informa às autoridades competentes a ocorrência de atividade ilegal.

Ronaldo Reis disse a nossa reportagem que mantém sob sigilo vários documetos que foca suspeitas do chefe do poder execultivo em provavéis crimes de improbidade administrativa.